home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, setembro 15, 2005

FUTEBOL DE A a Z
Taça dos Campeões Europeus - História



Em 1954, o Wolverhampton, campeão inglês, venceu o Spartak de Moscovo por 4-0 e o Honved, da Hungria, por 3-2. A imprensa inglesa, não perdeu a oportunidade, e considerou o futebol praticado pelos clubes ingleses como o mais espectacular, chamando-o de invencível.

A resposta continental, foi vinculada no L'Équipe, por Gabriel Hanot, em artigo de 15 de Dezembro de 1954, lançando a ideia de: "Um campeonato do mundo ou, ao menos, da Europa, de clubes, mais vasto, mais expressivo, menos episódico do que a Taça da Europa Central e mais original que um campeonato da Europa de equipas nacionais, merecia ser lançada e nós arriscamo-lo".Gabriel Hanot foi figura proeminente na implantação da Taça Latina, competição destinada aos clubes campeões de Espanha, França, Itália e Portugal.

Em Março de 1955, o L'Équipe fez a proposta à UEFA. Contudo, as dúvidas eram muitas e esta organização com poderes internacionais hesitou. O prestigiado jornal decidiu levar a ideia de Hanot avante, começando por convidar os clubes interessados em participar na prova. Em 2 e 3 de Abril do mesmo ano, apresentou-lhes, em Paris, o regulamento.

Em 21 de Maio de 1955, o Comité Executivo da Uefa, reunido em Paris, decidiu de harmonia com as indicações dadas pela FIFA chamar a si a organização da prova. A primeira edição da Taça dos Campeões Europeus teve lugar na época de 1955/1956, destinada aos clubes que tivessem sido campeões nacionais na época anterior.

Na primeira edição da prova nem todos os clubes convidados tinham sido campeões pelos seus países na época anterior, mas dado o enorme prestígio de que alguns gozavam a nível internacional foram convidados. Estavam nessa situação o Rapid de Viena, Hibernian, Eindhoven, Voros Logobo, Gwardia Warsaw, Servette, Partizan e... Sporting Clube de Portugal.

Com 16 clubes, a prova começou a ser disputada pelos oitavos-de-final. A eliminatória começou em 4 de Setembro e só terminou a 23 de Novembro.
Coube ao Sporting, numa homenagem prestada pelo L'Équipe à famosa formação dos "violinos" que granjeou enorme prestígio por essa Europa fora, dar o pontapé-de-saída da importante competição. Assim, o primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus, disputou-se a 4 de Setembro de 1955 no Estádio Nacional, em Lisboa, com arbitragem do francês Harzic, numa partida em que Sporting e Partizan empataram a três golos. Curiosamente, o primeiro golo da prova também foi português - Martins.

Na segunda mão, em Belgrado, o Sporting acabaria por perder por 5-2. O Real Madrid, de Di Stefano e Puskas, conquistou as cinco primeiras edições, levando de vencida o Stade Reims (4-3), a Fiorentina (2-0), o Ac Milan (3-2), novamente o Stade Reims (2-0) e o Eintrach Frankfurt (7-3), na final que até hoje registou maior assistência - 127 621 espectadores na Escócia - Glasgow.

A hegemonia do Real Madrid foi quebrada por outra grande equipa europeia de então, o Sport Lisboa e Benfica que, ao vencer as edições de 60/61 e 61/62 entrou para a "Hall of Fame" do futebol internacional.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 09:50


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes