home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, setembro 13, 2005

Futebol de A a Z
Pampas – O nascer para o Futebol



A Argentina foi, é e sempre será uma das maiores potências do futebol mundial. Falando do futebol argentino não será difícil lembrar de nomes como Maradona, Di Stefano (posteriormente naturalizado espanhol), Passarella, Batistuta, Caniggia e, mais recentemente, Crespo, Riquelme, Tévez, entre outros.

No último quartel do século XIX, a comunidade britânica em Buenos Aires cifrava-se nas 40 mil pessoas, possuindo a sua própria rede de bancos, escolas e eventos sociais. Acabou por ser no seguimento desta presença informal do império britânico que o Buenos Aires Football Club foi criado em 1867. Por volta de 1880, Alexander Watson Hutton chegou ao país para leccionar na escola escocesa de St Andrews. Em 1884, fundou a sua própria escola inglesa, contratou um especialista em jogos e iniciou o desporto-rei não só na sua escola, como em outras da cidade.

Estas equipas disputaram pela primeira vez um campeonato em 1891. Em 1893, sob a liderança de Hutton, cinco clubes fundaram a Liga da Associação de Futebol Argentina, um campeonato que continua a decorrer até aos dias de hoje.

O crescimento do futebol foi rápido. Em 1901, a LAFA já organizava, sozinha, quatro divisões em Buenos Aires. O primeiro clube de fora da cidade foi o Lobos Athletic (1892), enquanto que o Newell’s Old Boys (1903) e o Rosário Central (1905) tornaram Rosário como a segunda cidade mais representativa.

Jogos internacionais com o Uruguai começaram em 1901. Na primeira década do século XX, o futebol tornou-se progressivamente menos britânico e mais argentino. Os maiores clubes (Racing, Boca Juniores e River Plate) surgiram de grupos imigrantes e indígenas.
Em 1931, uma liga nacional profissional de 18 equipas foi criada.

Helenio HerreraDesde então, o River Plate já conquistou pouco mais de 30 campeonatos, seguido do Boca Juniores com cerca de 20 e o Independiente com 13. Clubes como San Lorenzo, Racing Club, Vélez Sarsfield, Rosário Central, Newell´s Old Boys, Estudiantes, Ferro Caril Oeste, Argentinos Juniors, Huracán, Quilmes e Chacarita Juniors também já venceram campeonatos.

No campo dos encarregados técnicos, um nome sobressai mais que todos os outros – Helenio Herrera. O técnico nascido em 1917 figura entre os mais viajados e bem sucedidos técnicos do mundo.
Criado em Marrocos, começou a carreira de jogador em França. Nos finais da década de 40, treinou com sucesso um conjunto de equipas francesas até mudar-se para Espanha onde conquistou três campeonatos nacionais com Atlético Madrid e Barcelona. Os conjuntos de Herrera eram agressivos e ofensivos, mas este estilo de jogo demonstrou-se ineficaz quando chegou ao Internazionale no princípio dos anos 60. Aqui, reinventou e aperfeiçoou o catenaccio – (que significa cofre ou cadeado) sistema defensivo com um libero e marcações individuais na defesa combinado com um contra-ataque letal. “Il Grande Inter” conquistou duas Taças dos Campeões Europeus e duas Taças Internacionais, bem como três Scudettos.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 08:46


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes