home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, maio 18, 2005

TAÇA UEFA
«Eu te Amo Sporting!»

Final da Taça UEFA | Estádio José de Alvalade | Lisboa
Árbitro: Graham Poll (ING) | Auxiliares: Michael Tingey (ING), Glenn Turner (ING)


Minuto 74 - Sorte madrasta!
CSKA vence com justiça.


Sporting 1-3 CSKA
(Rogério, 29'; Aleksei Berezutski, 57', Yuri Zhirkov, 65', Vágner Love, 74')

Não façam mais finais em Lisboa! O Sporting perdeu a "sua" final para o CSKA de Moscovo, sendo derrotado em Alvalade por três bolas a uma. Os russos, mais frescos, fizeram uma segunda metade letal e acabaram por justificar a vitória - apesar de exagerada - e consequente conquista do troféu. A equipa leonina, depois de uma primeira parte fantástica, caiu abruptamente no segundo tempo e teve um minuto azarado, o 74, quando Rogério falhou de baliza aberta e Love sentenciou a partida.
A data de 18 de Maio de 2005 vai directamente para o saco onde está a de 4 de Julho de 2004. Todavia, tenho um enorme orgulho em ambos os conjuntos de jogadores...

No "jogo de bancos", Peseiro modificou um pouco o estilo de jogo do Sporting, apresentando Rogério no lado direito do meio-campo e Rodrigo Tello a lateral-esquerdo. Valery Gazzaev, por seu turno, apresentou o habitual 3x4x1x2, com Daniel Carvalho a apoiar Love e Olic.

O Sporting entrou melhor na partida e, consequência desse domínio, conquistou três cantos em menos de cinco minutos. Pouco depois dos dez minutos, Tello teve uma iniciativa individual que Sá Pinto - dos piores em campo - desperdiçou.
Os russos, por sua vez, raramente saíram com perigo para o tão ambicionado contra-golpe e criaram perigo pela primeira vez num lance de bola parada, por intermédio de Aleksei Berezutski.
Por volta dos vinte minutos, o CSKA passou a equilibrar as operações. Curiosamente, o primeiro lance de verdadeiro perigo surgiu num lance de Tello, que Ignashevich quase desviou para a sua própria baliza.
Estava dado o aviso. Dois minutos volvidos, o Sporting chegou ao golo por Rogério. O brasileiro aproveitou um ressalto na zona da meia-lua - Carvalho não arriscou a falta - e fez um "golão". Com toda a justiça, os leões estavam na frente.
Até ao intervalo, Vágner Love esteve desastrado, rematando ao lado na sequência de uma má reposição de bola de Ricardo.

Logo no início da etapa complementar, o Sporting desperdiçou um livre indirecto junto da baliza de Akinfeev. Aos 53 minutos, Love este perto do golo, com um grande remate à meia-volta. Na resposta, Fábio Rochemback disparou forte por cima da baliza moscovita. Apesar da equipa portuguesa controlar a partida, foi o CSKA a marcar: livre de Daniel Carvalho e Aleksei Berezutski a cabecear para o fundo das redes - Ricardo poderia e deveria ter feito muito mais.
Contrariamente ao que seria de esperar, a equipa leonina, nos minutos subsequentes, reagiu bem ao golo sofrido e Tello rematou à figura do jovem guardião russo. A linha média dos verde-e-brancos deixou de fazer marcações e o brasileiro Daniel Carvalho - que talento, este jovem! - assistiu Yuri Zhirkov para a reviravolta no marcador - Rochemback e Garcia foram ultrapassados e ficaram a assistir de camarote ao desenrolar do lance. A partir deste golo, a descrença apoderou-se das bancadas de Alvalade e isso transmitiu-se à equipa. Mesmo assim, os jogadores, visivelmente esgotados fisicamente, tentaram reagir às contrariedades e estiveram bem perto do golo, com um remate de Tello que Rogério, a um passo da linha de golo, desviou para o poste e a bola foi ter com Akinfeev. Que infelicidade! Corria o minuto 74. Como um azar nunca vem só, o guarda-redes repos a bola no ataque rapidamente, onde Carvalho e Love ficaram sós para Enakarhire. O nigeriano não foi lesto a afastar o esférico, Daniel Carvalho centrou, Ricardo também hesitou um pouco e Vágner Love corou um jogo miserável com um golo de baliza aberta. Era o fim do sonho! Da forma mais cruel... Em poucos segundos, o Sporting esteve à beira do 2-2 e ficou a perder por dois golos de diferença...
José Peseiro é um grande treinador, merece todos os elogios pela forma como pôs a equipa a jogar futebol, mas demorou muito tempo a fazer as substituições. Meter Douala a dez minutos do fim é um "crime"; Niculae é um ídolo dos adeptos mas é uma nulidade na frente de ataque; e Moutinho era dos poucos que não merecia ser substituído. Mesmo assim, face a isto tudo, aplaudo de pé a excelente temporada deste Sporting de Peseiro...
___________________

Melhores em Campo para o 'Livre Indirecto':

Daniel Carvalho - fantástico! Partiu tudo. Os três golos dos russos resultaram de três assistências deste jovem brasileiro. Especialmente na segunda metade, fez o que quis de Rochemback e do meio-campo leonino...
___________________

No cômputo geral, o Sporting fez uma primeira parte muito interessante mas afundou no segundo tempo. O CSKA aproveitou o facto da equipa leonina estar espremida em termos físicos e consumou a cambalhota no marcador, acabando por vencer por um resultado algo exagerado. Os russos, com grande poderio financeiro, têm uma equipa "maciça" com princípio, meio e fim: sustentada em três grandes centrais - os gémeos Berezutski são excelentes -, numa linha média laboriosa e num excelente médio ofensivo, Daniel Carvalho, que assiste na perfeição quer Love, quer Olic. Por muito que me custe dizer, são "muito mais equipa" que o Sporting...
A equipa leonina, face ao desgaste, jogou demasiadamente com o coração e terminou uma caminhada bonita saindo derrotada na "sua" final. Fica como consolação o facto da equipa portuguesa ter sido a melhor das 80 que inicialmente integraram os quadros da Taça UEFA - visto os russos terem sido repescados da Champions.
Parabéns aos vencedores e, principalmente, parabéns aos vencidos, o "nosso" Sporting!...

Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes