home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, maio 09, 2005

SUPERLIGA
Sporting vence V.Guimarães

SuperLiga | 32ª Jornada | Estádio José de Alvalade

Mais uma vitória "do" Chile. Sporting assume liderança.

Sporting 1-0 V.Guimarães
(Rodrigo Tello, 57')

O Sporting bateu o Vitória de Guimarães por uma bola a zero, com um grande golo do chileno Rodrigo Tello. Face a esta vitória, a turma de Peseiro assume a liderança da SuperLiga, a cinco dias da deslocação à Luz - onde não contará com Liedson - e a nove dias da final da Taça UEFA.

O jogo começou bastante morno. O Sporting dominava territorialmente, mas raramente incomodava a baliza dos vimaranenses. Logo aos quinze minutos de jogo, Liedson caiu na área derrubado por Palatsi. O choque aconteceu na face lateral da área, mas nem Olegário Benquerença nem o auxiliar descortinaram qualquer infracção. A primeira parte foi marcada por muitas faltas, a maior parte cometida pelos atletas do Vitória, que se apresentou muito fechado cá atrás e quase nunca se aventurou em lances ofensivos - tirando um lance de Orahovac logo no início e uma desmarcação de César Peixoto.
Os verde-e-brancos, naturalmente, controlavam as operações mas nunca conseguiam perigar a baliza contrária - só com tímidos remates de fora da área.
Assim, o empate ao intervalo justificava-se. O Guimarães só defendia, mas o Sporting foi incapaz de ultrapassar a muralha vitoriana.

Na segunda metade, José Peseiro trocou o apagadíssimo Hugo Viana por Pedro Barbosa, e o Sporting começou a ter mais posse de bola no ataque e as oportunidades começaram a surgir amiúde. Aos 57 minutos, o Sporting chegou ao golo da vitória: Rodrigo Tello - depois de ter sido anunciada a sua substituição -, na cobrança perfeita de um livre directo, fez um "golaço". Sem espinhas! Curiosamente, depois do golo, o Sporting recuou perigosamente e o Vitória criou perigo como nunca tinha criado até então. Na resposta, três minutos volvidos, Romeu esteve muito perto do golo, naquele que foi o primeiro remate dos vimaraneses à baliza de Ricardo, que defendeu para canto. Durante este período, a equipa de Machado pressionou muito alto e os leões não conseguiam serenar a partida, passando inclusive por alguns calafrios.
Aos 73 minutos, o central Beto falhou o golo da tranquilidade - cabeceando ao lado -, após uma assistência soberba de Liedson.
Até final, os vimaranenses pressionaram bastante o último reduto da equipa leonina, conquistando cantos em catadupa. O Sporting defendeu-se bem, manteve a bola longe da baliza de Ricardo e acabou por festejar a conquista dos três pontos. No segundo minuto de descontos, Liedson chutou uma bola perdida para a bancada e foi admoestado com o cartão amarelo - estava em risco desde a 22ªjornada! -, o que o impede de defrontar o Benfica. Foi uma infantilidade do "Levezinho" o que não invalida, a meu ver, que este seja uma das regras mais infelizes do futebol actual. Como é que um jogador pode estar a perder tempo se mal a bola sai o apanha-bolas repõe logo outra?...
___________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Custódio - laborioso. O camisola 27 dos leões pode não estar em grande forma - regressado de uma lesão - mas esta noite foi fundamental no equilíbrio da equipa. É o pêndulo da linha média, encurta espaços como ninguém e confere enorme estabilidade à equipa, particularmente hoje, quando foi preciso defender a vantagem.
___________________

No cômputo geral, o Sporting acabou por merecer a vitória. Manuel Machado apresentou uma equipa muito receosa e acabou por ter o castigo que merecia. O Vitória ainda reagiu depois da hora de jogo, mas já não foi a tempo de recuperar da desvantagem.
Com estes três pontos, os comandados de Peseiro passam a somar 61 pontos e sobem à liderança da tabela classificativa, a uma semana da "final" da Luz. O Vitória de Guimarães, por seu turno, continua firme no quinto lugar - 50 pontos -, jogando igualmente a sua "final" no próximo fim-de-semana, frente ao adversário directo Boavista.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:57


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes