home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, maio 20, 2005

LIVRE OPINIÃO
Recta final

1. Sporting – Não tivemos a honra de conquistar 3 taças europeias em anos consecutivos! O CSKA foi uma equipa, essencialmente, mais fresca e logrou levar para a Federação Russa o primeira título europeu de clubes. O Sporting fez uma primeira parte soberba, de uma consistência defensiva e uma objectividade ofensiva tremendas e a desvantagem mínima era lisonjeira para os Russos ao intervalo. Depois do descanso, Peseiro achou que a equipa conseguiria manter o mesmo ritmo e a mesma superioridade sobre o terreno... enganou-se. Esqueceu-se que do outro lado estava uma outra equipa e um outro treinador, que com pequenos ajustes posicionais de dois ou três jogadores transformou o CSKA e o jogo. Destaque para Daniel Carvalho... um jogador a todos os níveis fantástico! Se futebol fosse boxe, pelo que cada equipa fez em cada parte do encontro... o empate seria o resultado mais certo... mas como não é, penso que o CSKA foi um justo vencedor. Realce para o comportamento exemplar dos adeptos leoninos na ovação sentida e agradecida à sua equipa e ao reconhecimento do mérito dos Russos. Bravo! É preciso saber ganhar e saber perder...

2. Última Jornada – Se a lógica prevalecer o Benfica será Campeão Nacional. Um simples e magro empate no Bessa serve aos encarnados para quebrarem um jejum de onze anos e fazer eclodir a festa. Mas nada ainda está ganho e há que ter em conta que o Boavista irá jogar sem pressão, factor por vezes preponderante para o desfecho final. O F.C.Porto joga no Estádio do Dragão frente à tranquila Académica, com o pensamento na vitória e num hipotético deslize do Benfica para ainda sonhar com o título. Com sinceridade e apesar de não ter perdido a esperança, acho improvável este cenário... apesar de haver na história algumas cenas dramáticas de pseudo-campeões que o não foram na última jornada. Como o Deportivo da Coruña, que em 1994 só precisava de vencer o Valência no Riazor para celebrar o primeiro título da sua história e acabou por empatar sem golos, com Djukic a falhar um penalti em período de descontos, oferecendo a Liga Espanhola ao Barcelona.

3. Maniche e Costinha: Estiveram e foram figuras de proa nos dois anos mais gloriosos de sempre do F.C.Porto. Deram aos adeptos portistas motivos para festejar 2 Superligas, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, 1 Taça Intercontinental. Os seus nomes serão recordados para sempre, nas histórias que se contarão aos netos sobre estes dois anos fantásticos. Maniche e Costinha terão direito a uma despedida... sorte a deles. Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Derlei e José Mourinho também fizeram por merecer uma... e não tiveram. Estarei no Dragão no Domingo especialmente para isso... para dizer: Muito obrigado Maniche! Muito obrigado Costinha... e boa sorte!

4. Festejos do título: É lamentável que mais uma vez o bando de insurrectos que se auto-denominam claque oficial do F.C.Porto, envergonhe o clube e especialmente os seus adeptos. Lançar um comunicado onde dizem que “irão festejar um eventual 2º lugar na Avenida dos Aliados” e que “zelarão pela segurança de todos os adeptos portistas que queiram juntar-se a eles”... é indecoroso, asqueroso e nojento! O futebol não são apenas vitórias... o futebol não é violência! O futebol é festa, é discussão trivial, é rivalidade saudável... limitar os possíveis festejos dos adeptos do Benfica na Cidade do Porto, podendo provocar inclusive cenas de violência estúpida, é digno de animais que não conseguem viver em sociedade, não respeitando alegria dos outros, especialmente quando nos últimos anos já tiveram tantos motivos para festejar. Desejo que este comunicado não passe de um bluff merdoso e que no Domingo, ganhe quem ganhar a festa possa ser celebrada com alegria e regada a champanhe e nunca feita a medo e estragada com sangue. Viva o Futebol!

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 14:07


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes