home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, abril 28, 2005

TAÇA UEFA
Sporting vence pela margem mínima

Meias-finais da Taça UEFA | 1ª mão

Pinilla resolveu. Uma vitória "de" Luís Martins.

Sporting 2-1 AZ Alkmaar
(Douala, 37', Pinilla, 80'; Landzaat, 36')

O Sporting venceu esta noite o AZ Alkmaar por duas bolas a uma, na primeira mão das semi-finais da Taça UEFA. A vitória foi conseguida já bem perto do final, com um golo de antologia - com sorte ou sem ela - de Maurício Pinilla. Ao "intervalo", o Sporting está em vantagem...

José Peseiro optou por fazer alinhar Pedro Barbosa e Sá Pinto, deixando Hugo Viana e João Moutinho no banco de suplentes. Já Co Adriaanse teve que recorrer a Vlaar, um central muito jovem, para colmatar as ausências na defesa.

Os primeiros minutos foram jogados a um ritmo muito baixo, com as equipas a estudarem-se mutuamente, como é hábito numa meia-final europeia. Mesmo assim, os portugueses foram os primeiros a criar perigo, com um bom remate de Fábio Rochemback. Os holandeses, por seu turno, trocavam bem a bola mas limitavam-se a defender com quase todos os elementos atrás da mesma.
Estranhamente, o Sporting tardava em assumir a partida. A equipa falhava muitos passes e os sectores pareciam demasiado desconexos. Esta situação de jogo favorecia claramente os visitantes, que pareciam satisfeitos com uma provável igualdade sem golos.
Todavia, no primeiro remate que fez à baliza de Ricardo, o Alkmaar marcou. Rui Jorge foi a passo tentar evitar o cruzamento de Jaliens, e Denny Landzaat inaugurou o marcador, com uma excelente execução em "volley". Sem terem feito muito por isso, os holandeses já se encontravam a vencer...
No entanto, no minuto seguinte - aos 37' -, o Sporting empatou. Douala aproveitou um ressalto e repôs a igualdade.

Ao intervalo saiu Pedro Barbosa e entrou João Moutinho. Logo no início da etapa complementar, Liedson esteve pertíssimo do golo mas, perturbado por Vlaar, rematou ao lado. Porém, pertenceu aos holandeses a primeira grande ocasião, com Van Galen a proporcionar uma defesa decisiva de Ricardo - com as pernas. Neste período a equipa leonina estava completamente à deriva e Barry Van Galen voltou a surgir isolado, descaído para a direita, mas Sá Pinto afastou o perigo. Tirando um lance em que Douala "ganhou" a linha e centro um pouco atrasado para Liedson, o Sporting raramente criou um lance de perigo para a baliza de Henk Timmer.
Por volta da hora de jogo, Rochemback, que esteve verdadeiramente mal durante toda a partida, foi substituído por Hugo Viana, mas, excepção feita a um remate de ressaca, o médio leonino quase não se viu.
As coisas não estavam a correr nada bem para os leões e pior ficaram quando Rogério se lesionou e teve de ser substituído. José Peseiro pensou logo em Miguel Garcia, numa "troca por troca" que esgotaria as substituições. No entanto, o seu adjunto Luís Martins sugeriu-lhe outra hipótese: trocar Rogério por Pinilla e fazer recuar Sá Pinto falso para lateral direito. Peseiro assim o "fez" e assim "ganhou" o jogo - com a benção dos deuses.

A dez minutos do final, quando já ninguém acreditava, eis que surge o momento do jogo. Maurício Pinila arrancou da esquerda para o centro e marcou um "golaço", a mais de 30 metros da baliza - no seguimento de uma jogada pessoal em que o próprio Pinilla já tinha cruzado com muito perigo. Seguramente, um dos melhores golos das competições europeias desta temporada. No entanto, no último minuto e após uma excelente iniciativa individual - tabelinha perfeita com Liedson -, o internacional chileno não teve arte nem engenho - nem sorte! - para bater o guarda-redes contrário.
___________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Kew Jaliens - bom jogador este lateral-direito. Foi uma das agradáveis surpresas do AZ. Muito certinho, raramente perdeu um lance e sempre que avançou no terreno cruzou a preceito. Esteve na origem do único golo dos holandeses.
___________________

No cômputo geral, face às adversidades, o resultado acaba por ser o "menos mau" para os leões. Uma vantagem é sempre uma vantagem e para a semana que vem os holandeses é que terão de "correr atrás" do resultado e, talvez, abrirão espaços na defesa. Porque esta noite vieram a Alvalade jogar apenas para o empate... Mesmo assim, no final, os adeptos holandeses presentes em Alvalade fizeram a festa.

Dia 5 de Maio, no Alkmaarderhout, ambas as equipas disputarão a passagem à final da competição.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:13


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes