home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, abril 15, 2005

TAÇA UEFA
Estrondoso! Sporting nas meias

"Pontapé p'rá frente" sai claramente derrotado

Taça UEFA | 2ªmão dos Quartos-de-Final

Sporting 4-1 Newcastle
(Niculae, Sá Pinto, Beto, Rochemback; Dyer)
| 4-2 no conjunto das duas mãos |

O Sporting goleou o Newcastle por quatro bolas a uma e avança rumo às meias-finais da Taça UEFA, continuando a sonhar jogar a final em Alvalade. Especialmente na última meia hora, os leões trucidaram por completo os britânicos, que levam de Lisboa um "saco cheio".
Mas não foi fácil. A precisar de recuperar um golo de desvantagem e mesmo sofrendo o golo cedo, este Sporting agigantou-se e supera a eliminatória com todo o mérito. E sem Liedson! Analisem, caros críticos desportivos...

O jogo começou com o Sporting completamente virado para o ataque, com Rogério a desperdiçar uma soberba oportunidade para adiantar os leões, ainda antes dos 30 segundos do desafio. Ao longo dos minutos seguintes, a equipa leonina continuou pressionante e "em cima" dos britânicos mas foi perdendo algum fulgor. Mesmo assim, por volta do quarto-de-hora, Carlos Martins poderia ter marcado, com um excelente pontapé de ressaca à entrada da área.
Todavia, quem não marca... sofre. Aos 19 minutos, os magpies - contra a corrente do jogo - viriam a adiantar-se no marcador, com um golo de Kieron Dyer. O tento resultou de uma "oferta" infantil da defesa dos verde-e-brancos, com as culpas a serem repartidas entre Anderson Polga e Rui Jorge. Foi o tiro no pé que uma equipa com aspirações europeias não pode dar...
O Sporting "encaixou" mal o golo sofrido. O público desanimou e a equipa ficou quase à deriva. Os comandados de Souness aproveitaram o desnorte dos portugueses e poderiam ter feito o segundo, num remate disparatado de Lee Bowyer, frente-a-frente com Ricardo.
No entanto, mesmo sem estar a fazer muito por isso, o Sporting viria a igualar a partida. João Moutinho tirou um cruzamento sublime para Marius Niculae concluir de cabeça, com alguma felicidade, nas costas de Titus Bramble.
Motivada pelo golo, a equipa leonina esteve pertíssimo do golo: cruzamento de Rui Jorge, Niculae amortece para a entrada da área onde aparece o jovem Moutinho a disparar fortíssimo para uma defesa assombrosa de Shay Given. Ainda antes do final da primeira metade, Dyer poderia ter voltado a marcar mas atirou às malhas laterais.
Assim, o Sporting foi para as cabines a necessitar na mesma de marcar dois golos para seguir em frente. Tudo na "estaca zero" mas com menos 45 minutos pela frente...

Na segunda metade, perante 33.300 espectadores, o Sporting entrou disposto a vencer a eliminatória mas jogava sempre mais com o coração do que com a cabeça. Por isso mesmo, foi o Newcastle a estar perto do golo, com Ricardo a defender um remate de James Milner. Porém, os ingleses, depois de perderem Jenas, viriam a sofrer outro rude golpe: Dyer saiu lesionado o que levou Souness a esgotar as alterações a 32 minutos do final do desafio.
Peseiro demorava a mexer na equipa mas tirou um "coelho" da cartola: Pedro Barbosa. O capitão, mesmo sem estar a 100%, foi fundamental.
O Newcastle ameaçava marcar a qualquer momento mas o Sporting marcou e pegou no jogo em definitivo. Niculae serviu Barbosa, que rematou para a defesa do guarda-redes contrário e Sá Pinto - em jogo - na recarga fez golo. Os leões estavam a um golo das meias-finais e o apoio do público foi fulcral. Beto marcou após canto de Rochemback e lançou Alvalade em festa. Faltavam catorze minutos. Catorze minutos de sofrimento... Chegou a temer-se o pior.
Até final, os ingleses desperdiçaram golos quase feitos e seria Fábio Rochemback a dar a machadada final, assinando o melhor golo da noite...
___________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

João Moutinho - É preciso justificar? Incansável. Encheu o campo e merecia o golo naquele pontapé que Given defendeu.
___________________

No cômputo geral, o Sporting acabou por ser um justo vencedor. No conjunto das duas mãos foi superior ao Newcastle e em Alvalade vulgarizou por completo os britânicos. Pela terceira vez consecutiva, Portugal tem uma equipa nas meias-finais de uma competição europeia.
A equipa superou-se, os adeptos foram fantásticos e agora... agora olha, não deixem o caneco sair de Lisboa!...

A meia-final está marcada para dia 28 de Abril, dia em que o Sporting recebe os holandeses do AZ Alkmaar e o Parma recebe o CSKA de Moscovo.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:02


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes