home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, abril 19, 2005

SUPERLIGA
Recta final

Já lá vão algumas semanas desde o meu último Post. Muito foi dito, muito se passou e até ao final da SuperLiga ainda muito vai haver para dizer... espero ter tempo para isso.

1. SuperLiga: A derrota do F.C.Porto no Bessa atirou a equipa para uma posição marginal na luta pelo título. Só os cinco pontos perdidos pelo Benfica nos dois últimos jogos, impediram os azuis e brancos de deixar de sonhar. Cinco vitórias nos próximos cinco jogos é o mínimo que se exige ao F.C.Porto para ter algumas hipóteses de conseguir superar três adversários que jogarão entre si e que, no caso de Braga e Benfica, ainda têm de visitar o Estádio do Bessa.

2. F.C.Porto: É notória a subida de rendimento da equipa. Mais velocidade, mais profundidade atacante, maior troca de bola em progressão, melhor posse de bola... contrastam com um ainda sofrível poder de concretização e uma debilidade defensiva que não vinha a ser demonstrada, mesmo durante a fase mais negra da época. Esta subida de produção deve-se essencialmente a três elementos: Ibson, Diego e Postiga. Ibson vai-se tornando jogo após jogo um valor seguro e muito mais do que uma promessa a prazo. É já um indiscutível e tenho uma teoria fantástica que prova que a lesão de Maniche é um filme de ficção. Um dia conto-vos... Diego, ainda sem conseguir manter um nível exibicional estável ao longo dos 90 minutos, está mais confiante e provoca desequilíbrios importante para abrir espaços para os seus colegas. Postiga! Desculpem lá, mas: Eu não disse? Eu sei que gosto de ter razão... mas quem não gosta? Mas ele ainda pode melhorar bastante... especialmente no faro pelo golo. Destaque ainda para os dois excelentes jogos (Gil Vicente e Boavista) de Ivanildo, que ensinou a Ricardo Quaresma o que se exige a um extremo... frente ao Vitória de Setúbal, Quaresma já esteve num plano mais consentâneo com o que se pretende de um jogador do Porto mas ainda tem que melhorar muito.

3. Treinador: Cada vez que aquele grupo organizado que se senta no Topo Sul do Dragão, resolve levantar umas faixas com alguns recados... eu temo o pior. E se o recado até nem começou mal com “Administradores comissionistas”... podia ter acabado aí. Da qualidade dos jogadores eles não podem falar... foram os culpados pela venda de Derlei. Falar de falta de carisma de Couceiro? Porquê? O que é que se pode apontar a José Couceiro? Não sei se ele é o treinador ideal para o futuro do F.C.Porto, talvez o preferisse ver noutras funções, mas, esquecendo algumas substituições, a verdade é que ele tem feito aquilo que deve ser feito.

4. Reforços: Anunciados os Argentinos Lucho e Lisandro, contando com o quase confirmado Jorginho, esperando que Bruno Alves, Hugo Almeida, Bruno Moraes, César Peixoto venham fazer a pré-época e contando com Ivanildo e Paulo Machado, pouco mais será preciso mesmo sabendo das inevitáveis saídas de Maniche, Costinha, McCarthy, Luís Fabiano, Pepe, Leo Lima, Pitbull. Que a próxima época seja preparada por um treinador e que o que se passou o ano passado nunca seja esquecido. Ah... e devolvam-nos o Pedro Mendes e o Rossato!

5. Adversários: Em primeiro lugar queria dar os parabéns aos Sportinguistas pelo acesso à meia-final da Taça UEFA. Seria fantástico que também o Sporting conquistasse este título europeu, permitindo a Portugal a conquista de três troféus europeus em três anos. Força aí e cuidado com os Holandeses. Em relação à SuperLiga o Sporting tem a desvantagem(????) de ainda estar na Taça UEFA o que poderá acarretar um desgaste físico superior aos seus adversários. O Benfica está a acusar um pouco a pressão de ser dado como “quase campeão”. Entra nos jogos com bastante determinação mas como o golo não surge, o nervosismo encarrega-se de tornar a tarefa dos adversários mais fácil, levando os seus jogadores a cometer erros defensivos imperdoáveis. O ponto de vantagem que detém sobre Braga e Sporting é importante mas vai requerer dos seus jogadores nervos de aço... a ver vamos se os têm! O S.C.Braga é uma grande surpresa. Vi um pouco do jogo com o Belenenses e fiquei fascinado com a forma rápida e em pressão como jogam. Se conseguir não perder pontos até encontrar o Sporting no seu estádio podemos ter este ano um Campeão original.

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 18:36


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes