home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, março 14, 2005

LIVRE OPINIÃO
4 jogos... que destino?

FC Porto - Nacional
Depois da goleada em casa frente ao Nacional, todos no F.C.Porto deveriam entrar em reflexão. Dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos... deviam parar para pensar no que tem corrido mal esta época. O grande problema é que não há tempo... amanhã há mata ou morre na Liga dos Campeões, na próxima segunda há mata ou morre em Alvalade, depois há ganha ou morre em casa contra o Gil Vicente e depois há mata ou morre no Bessa.

Quais são os principais factos que levaram o actual Campeão Europeu a perder 22 pontos em casa para a SuperLiga?

1. Política contratações pensada por administradores: No início da temporada, alertei para a necessidade da fidelidade ao processo de contratação que Mourinho desenhara para o F.C.Porto: Aposta em jogadores da SuperLiga com provas dadas, com um ou outro reforço proveniente do estrangeiro que pudesse ser uma mais valia e manter a integração de jogadores formados no clube nos trabalhos da equipa principal. Os administradores da SAD optaram por desbaratar dinheiro a troco de promessas... e estão a pagá-lo também com uma época para esquecer. Falta espírito de equipa, vontade férrea e determinação de deixar as vísceras em campo se preciso for.
FC Porto - Inter
2. Perda de pré temporada: A aposta falhada em Del Neri mostrou um defeito muito raro nos administradores da SAD portista: A impaciência. Com isso, destruí-se a preparação de uma época e só não se esfumou a possibilidade de conquista da SuperLiga porque os adversários têm tido desempenhos muito parecidos com os efectuados pelos Dragões.

3. Síndrome pós Mourinho: Não é fácil a um clube sobreviver a José Mourinho. Ele torna-o tão dependente da sua pessoa que a sua saída cria desequilíbrios difíceis de gerir. Lembro-me dos problemas em Leiria depois dele rumar a Norte. Aloísio e André deveriam ter tido um papel mais activo na ponte entre Mourinho e o senhor que se seguia... o grande problema é que foram vários os senhores que se seguiram.

4. Demasiado dinheiro no bolso: Onde não há dinheiro... não há vícios. Pinto da Costa ousou levar o clube para patamares intangíveis para um clube português. Ignorou a forma como reconstruiu o verdadeiro Porto e foi à procura de uma equipa à imagem de Moratti... aquele que já gastou 100 milhões de contos no Inter e ainda não ganhou nada. Para um clube português, o dinheiro ajuda... mas apenas para tapar buracos financeiros e de vez em quando cometer uma loucura. Este ano, cometeram-se seis: Seitaridis, Ibson, Quaresma, Postiga, Diego, Fabiano. Nestes jogadores o F.C.Porto gastou mais de 6 !!!!!! Milhões de contos.

Inter, Sporting, Gil Vicente e Boavista vão definir qual o final deste Porto 2004-2005. Em San Siro, será muito difícil não deixar de perder... a moral está baixa e a goleada em casa ainda está demasiado presente. O outro Porto, mesmo vergado a resultados humilhantes, ainda nos dava esperanças de virar a mesa apelando ao orgulho e espírito de Dragão. Com este Porto... será mais difícil, mas são onze de cada lado e uma redondinha pelo chão. Nunca se sabe...
Adeptos portistas
Quanto à SuperLiga e se ainda está tudo em aberto, a próxima jornada determinará muito do que se poderá passar nas últimas rondas e quem entrará na recta final com mais possibilidades de erguer o troféu.

Ainda é cedo para se falar na próxima época, mas seria bom para o clube que esta começasse a ser preparada por um treinador e que não englobasse a dispensa de um contentor carregado de jogadores e a contratação de outro cheiinho. Caso contrário, as semelhanças com o Benfica de há dez anos a esta parte, tirando as duas últimas épocas, começarão a tomar contornos dramáticos.

Recado aos portistas:
Nos próximos 4 jogos o F.C.Porto joga a época... não é altura para os verdadeiros adeptos do clube se desquitarem das suas responsabilidades ou fugirem com vergonha. Não é a hora de baterem palmas aos golos do adversário nem de gritarem olés à própria equipa. Este é o tempo dos verdadeiros portistas darem a cara e mostrarem que gostam do clube e não das vitórias que ele possa alcançar. O futebol é isto... ganhar e perder. É preciso festejar as vitórias mas também saber enfrentar as derrotas de cabeça erguida, mesmo as mais humilhantes.

Fotos: Uefa.com e Yahoo.com

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 16:49


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes